Maceió a capital maior do Estado costeiro de Alagoas

Maceió a capital maior do Estado costeiro de Alagoas ,O nome “Maceió” é de origem indígena, e designa os cursos naturalmente espontâneos de água que fluem do solo . A maioria dos maceiós flui para o mar, mas alguns ficam presos e formam lagos (“lagoas”). Há uma abundância de maceiós e lagos nesta parte do Brasil; Por isso, a cidade foi nomeada Maceió, e  o Estado, Alagoas.

Maceió a capital maior do Estado costeiro de Alagoas

  • Um pouco da Historia de Maceió:

A cidade começou em um antigo engenho de açúcar e complexo de plantação em torno do século XIX. Seu desenvolvimento começou com a chegada de navios que levavam madeira da baía de Jaraguá.

Com a instalação dos engenhos, a Maceió começou a exportar açúcar, tabaco, coco, couro e algumas especiarias. A prosperidade tornou possível que o assentamento se tornasse uma aldeia em 5 de dezembro de 1815. Graças ao seu contínuo crescimento, Maceió tornou-se a capital do estado de Alagoas em 9 de dezembro de 1839.

Maceió também é uma cidade portuária e devido ao seu desenvolvimento portuário há cerca de 200 anos mudou de uma vila para uma cidade.

Maceió a capital maior do Estado costeiro de Alagoas – Clima

  • Clima
Maceió a capital maior do Estado costeiro de Alagoas

Maceió a capital maior do Estado costeiro de Alagoas

O clima da capital de Maceió tem um clima tropical típico , especificamente um clima de monção tropical ( classificação climática Köppen : Am ), com temperaturas quentes a quentes e alta umidade relativa durante todo o ano. No entanto, essas condições são aliviadas por uma quase ausência de temperaturas extremas e ventos alísios soprando do oceano.

Janeiro é o mês mais quente, com média máxima de 32 ° C (89.6 ° F) e mínima de 22 ° C (72 ° F) e mais sol; Julho experimenta as temperaturas mais frescas, com média máxima de 27 ° C (81 ° F) e mínimo de 17 ° C (63 ° F) e mais chuva e muito maior umidade.

Maceió tem uma floresta tropical . As florestas tropicais são caracterizadas por chuvas altas, com definições definindo uma precipitação anual mínima normal entre 2.000 mm (cerca de 78 polegadas ou 2 metros) e 1700 mm (cerca de 67 polegadas). O solo pode ser pobre porque a precipitação elevada tende a lixiviar nutrientes solúveis.

Existem várias características comuns de tropical floresta tropical árvores. As espécies de floresta tropical freqüentemente possuem um ou mais dos seguintes atributos * não comumente vistos em árvores em latitudes mais altas ou árvores em condições mais secas na mesma latitude.

Maceió a capital maior do Estado costeiro de Alagoas – Cultura de Maceió

  • Cultura de Maceió

Jazz americano e rock e quase todos os estilos e danças brasileiros são jogados por toda a cidade em bares, pubs, restaurantes, discotecas, festivais de rua, concertos, reuniões privadas e igrejas durante todo o ano. Algumas músicas clássicas em concertos na Universidade, no teatro e museus também podem ser ouvidas.

Maceió a capital maior do Estado costeiro de Alagoas – Pátio e Farol

Cinemas podem ser encontrados nos shoppings Maceió Shopping, Pátio Maceió e Farol.

As espetáculos podem ser vistos no Teatro Deodoro e no Teatro Gustavo Leite.

Museu de História e Geografia de Alagoas (Belas Artes e Objetos Históricos), Museu Pierre Chalita (artes plásticas), Museu de Imagem e Música (exposições e arquivos fotográficos, cinematográficos e sonoros) ), Museu do esporte, Museu de história natural UFAL (museu que serve como a busca pela Universidade Federal de Alagoas).

Arte folclórica no Museu Théo Brandão e em mercados ao ar livre na Praia de Pajuçara e Pontal da Barra, onde se podem comprar obras de artistas folclóricos locais.

Maceió a capital maior do Estado costeiro de Alagoas

  • Principais pontos turísticos

Maceió é o lar de inúmeras praias, a cor do mar variando de verde esmeralda para azul; A água é sempre clara. A areia é branca e há muitas plantações de coco.

O mar de Maceió tem piscinas naturais e recifes a poucos metros da costa, que pode ser acessado por barco ou rafting. O lago Mundaú é outra opção para a vela e o banho em águas transparentes.

Maceió a capital maior do Estado costeiro de Alagoas – Vejam

Edifícios históricos incluem a Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres (1840), o Teatro Deodoro, o Mercado Municipal, o Museu do Instituto Histórico e  o  Palácio Floriano Peixoto, sede do governo do estado de Alagoas.

Compartilhe agora mesmo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este blog usa cookies e outras tecnologias similares para obter melhor experiência para você em nosso Blog. Ao navegar, você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.